Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Inventário Florestal: métodos e exemplo.

Para o planejamento da exploração florestal é importante dominar os conceitos de inventário florestal, seus métodos e passos para realizá-lo.
Partindo do princípio que já se possui domínio das técnicas de dendrometria (quantificação volumétrica de madeira dos indivíduos arbóreos de uma floresta nativa ou plantada), é preciso definir o método de levantamento a ser realizado em uma condição particular. O material encontrado no link abaixo dá noções dos métodos, considerando aspectos estatísticos que os fundamentam.
http://ce.esalq.usp.br/tadeu/inventarioflorestal.pdf


Um Inventário florestal é a base para o manejo florestal, assim como para trabalhos científicos como, por exemplo, estudos de fitossociologia que tem por finalidade a caracterização, classificação, o estabelecimento de relações ecológicas e distribuição de comunidades vegetais  naturais (conjunto de espécies de um determinado biótopo, ou seja, uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais). No link abaixo temos um exemplo de trabalho de inventário florestal em floresta natural.
http://www.cnpf.embrapa.br/publica/boletim/boletarqv/boletim10_11/jnsilva2.pdf





Esta postagem visa ajudar nos estudos de Planejamento na Exploração Florestal. Poste seus comentários sobre as publicações e contribuições de outras publicações interessantes sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário